? ??????????????So Glamorous? ????? ?? ???Rating: 4.5 (121 Ratings)??2093 Grabs Today. 40281 Total Grabs.
??????Preview?? | ??Get the Code?? ?? ?????You Have My Heart (New)? ????? ?? ???Rating: 4.6 (29 Ratings)??2089 Grabs Today. 22722 Total Grabs. ??????Preview?? | ??Get the Code?? ?? ? BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS ?

quarta-feira, 2 de julho de 2014

V.A.- Mesomorph Enduros

Coletânea soa como lava escorrendo do inferno
Existe uma cena perdida, não catalogada, barulhenta e adorada pelos fanzines e imprensa undegroud nos EUA, que até agora tem conseguido escapar da fogueira dos rótulos e, por consequência, da fome da mídia.
Um rótulo não faz uma tendência, confirmam as 15 bandas reunidas na coletânea "Mesomorph Enduros", todas com clara identidade de conjunto.
Jim Thirlwell, produtor, compositor e lenda (um dos criadores do rock industrial) teve a sensibilidade de escancarar as semelhanças entre as bandas, muitas já veteranas na cena independente.
O gosto de Thirlwell, que comparece com sua própria banda, Foetus Inc., é a cola aparente do disco. Desde os primórdios do Foetus, nos anos 80, aos remixes do grupo Prong, no ano passado, Thrilwell tem se dedicado a uma linha única no rock.
Rock talvez nem seja o caso. Há guitarras, pesadas, monstruosas. Mas não uma batida constante.
O que há em comum entre Cop Shoot Cop, Melvis, Tad, Helios Creed, Jesus Lizard, Unsane, Hammerhead e Pain Teens (para ficar nos grupos menos obscuros) é a agonia.
As letras falam em destruição, flagelo, dor, morte. A música a exceção de Cop Shoot Cop, atualmente em fase mais comercial, contratado pela Interscope, divisão da Warner é lava escorrendo pelas portas semi-abertas do inferno.
Barulho, sim. A melodia é irrisória. Há escalas de metal nos grupos de Seattle (Melvins e Tad), mas a lentidão com que as duas bandas tocam é depressiva.
A base da música é a repetição. Industrial, embora a maioria das bandas não use samplers.
Nos anos 80, falava-se em "som de Chicago". A cidade era a base de Steve Albini, mentor dos grupos Big Black e Rapeman. "Mesomorph Enduros" tem mapa maior, mas não é acaso o fato de a principal banda de coletânea, Jesus Lizard, ser a maior revelação de Chicago nos anos 90.

(Texto Marcel Plasse para Folha de São Paulo - Ilustrada, 30/05/1994.)



Divirtam-se!